TOP 10 carros esportivos que estão à venda.
Hot hatches e SUVs de desempenho são propriedades importantes, mas os carros esportivos tradicionais ainda têm seu lugar no mercado. Embora o gênero incorpore uma variedade de tamanhos, layouts e saídas de potência, o resultado final é que os carros esportivos são todos criados com a diversão de dirigir quase no topo de sua lista de prioridades.
Existe um carro esportivo para quase todos os orçamentos. Por cerca de R$ 120k, o Mazda MX-5 está pronto para emocionar com sua receita tradicional de baixa potência e tração traseira. Um pouco mais de dinheiro garantirá o cupê Mustang mais vendido da Ford, enquanto outros cupês esportivos, como o Toyota GR Supra. e o BMW M2 Competition, oferecem aos entusiastas uma escolha de diferentes estilos e características de direção.
Se você quer algo que pareça um pouco mais exótico, então máquinas como o Porsche 718 Boxster/Cayman e Alpine A110 ocupam o lugar ideal para carros esportivos, com muita potência e manuseio emocionante para rivalizar com o fator diversão de super carros muito mais caros.
A extremidade superior do espectro inclui carros que são devastadoramente rápidos e extremamente emocionantes de dirigir – assim como um super carro cheio de gordura – mas nossos favoritos também combinam com alguma praticidade genuína e habilidade do dia-a-dia. O Porshe 911, o Nissan GT-R e o McLaren 720S são todos ótimos exemplos. E apesar do atual foco renovado em questões ambientais, o Mercedes- AMG C 63 S com motor V8 permanece uma escolha excepcional.
1. Mazda MX-5
O Mazda MX-5 é um dos melhores carros para entusiastas à venda, apesar de seu preço relativamente baixo. Não há muitos carros esportivos pequenos e divertidos com tração traseira disponíveis no mercado moderno, então a maioria dos rivais do MX-5 são, na verdade, hot hatchbacks com tração dianteira.
O MX-5 pode não ser prático como uma proposta cotidiana, mas o envolvimento ao volante é simplesmente outra categoria. Alimentado por uma escolha de um motor a gasolina efervescente de 1,5 ou 2,0 litros, é menos uma questão de desempenho absoluto e mais focado em um manuseio preciso e prazer.
Uma das melhores caixas de câmbio manuais disponíveis oferece uma boa dose de engajamento, enquanto a direção leve e direta fornece feedback pela carga do balde. Falando em caçambas, os assentos do MX-5 oferecem mais suporte do que incrivelmente colados à figura, e a cabine é muito confortável, então os ocupantes altos podem ter dificuldade para se sentirem confortáveis.
O teto de tecido pode ser facilmente aberto e fechado do assento do motorista, apesar de sua falta de assistência elétrica – perfeito para aproveitar ao máximo o sol esporádico da Grã-Bretanha a qualquer momento.
2. Porsche 911
O mais recente 911 da Porsche é o mais completo até agora; é rápido, sofisticado e totalmente utilizável na vida cotidiana. A safra atual de modelos Carrera S e 4S é tão rápida quanto o Carrera GTS da geração anterior, tal é o ritmo da evolução contínua do 911.
Existem várias versões Coupe, Cabriolet e Targa da geração 992 à sua escolha. No topo da árvore está o selvagem 641bhp Turbo S variante, que gerencia o sprint 0-62mph em apenas 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 205mph.
A nossa escolha da gama é o Carrera S cupê com tração traseira. A marca registrada do carro, de seis cilindros, continua cheia de personalidade, com 444 cv à disposição, apesar de seu conjunto de turbocompressores, enquanto a caixa de câmbio de dupla embreagem PDK padrão oferece trocas extremamente rápidas.
A amplitude de capacidade do 911 é o que mais impressiona. Ele atua como um carro esportivo envolvente, um tourer de pernas longas e um companheiro confortável, tudo independentemente das condições da estrada e com uma facilidade surpreendente.
3. Alpine A110
Desenhado a partir de uma rica história de carros esportivos e de corrida com motor traseiro, o mais recente Alpine A110 foi desenhado para parecer e se sentir muito parecido com a oferta icônica dos anos 60 da marca francesa com o mesmo nome. Mas com um motor de quatro cilindros turbo alimentado de montagem central, caixa de câmbio de dupla embreagem e um chassi perfeitamente julgado, o A110 é muito mais moderno do que sua carroceria de estilo retrô pode fazer você acreditar. Os rivais são mais práticos, mas o Alpine é a melhor escolha para pilotos interessados que querem se destacar.
O A110 produz 249bhp com seu motor Renault de 1.8 litros . Isso pode não parecer muito, mas é mais do que suficiente em um carro que pesa apenas 1.098 kg. O Alpine é um pouco mais de 300 kg mais leve do que um Audi TTS – e é este peso reduzido que define a experiência de condução.
Ao contrário de seus rivais alemães, o A110 oferece uma direção mais simples e mais pura. Ele flui pela estrada com uma delicadeza que só pode ser encontrada em um carro tão leve, enquanto o equilíbrio perfeito, a direção suave e apenas um toque de rolagem na suspensão ajudam a inspirar confiança. O Alpine também é revigorante e compacto e, graças à excelente vista para a frente, é muito fácil de colocar e nada intimidante de dirigir.
4. Porsche 718 Boxster / Cayman
O Porsche 718 Boxster e o Cayman são os modelos de roadster e coupé básicos do fabricante alemão, cada um oferecendo uma combinação semelhante de desempenho e manuseio que os manteve entre nossas máquinas esportivas favoritas por anos.
Ao contrário de seu irmão mais velho, o 911, o 718 se contenta com um motor de quatro cilindros que é um ponto fraco em um pacote excelente. O carro padrão obtém 296bhp, mas os modelos S recebem um impulso para 345bhp. Ambas as versões deste motor são mais eficazes do que emotivas, por isso você terá que procurar em outro lugar por uma nota de motor empolgante.
As caixas de câmbio manual de seis marchas e PDK de dupla embreagem de sete marchas são ótimas para usar, e você rapidamente esquecerá a falta de um grande ruído quando chegar a um conjunto de curvas. Bela direção, grande aderência e um passeio com amortecimento brilhante, tudo combinado para fazer do 718 um dos melhores carros esportivos do ponto de vista do motorista. É mais caro do que alguns rivais, mas a experiência em carros esportivos da Porsche deve valer os centavos extras. Os resíduos também são fortes.
5. BMW M3 / M4
À parte os olhares divisivos, as versões mais recentes do BMW M3 sedã e M4 cupê continuam sua tradição de dominar tanto a estrada quanto a pista, enquanto tudo embrulhado em um pacote que é fácil de usar como um carro diário, se você quiser.
Os dois modelos mais recentes passaram por uma grande revisão – com tração nas quatro rodas e o mais recente motor duplo turbo ‘S58’ de seis cilindros sendo duas das atualizações mais notáveis. As únicas versões do M3 e M4 à venda no Reino Unido são as especificações de competição, mas isso definitivamente não é ruim. Os carros de competição têm um aumento de potência de 473bhp para 503bhp e uma caixa de câmbio automática de 8 velocidades que é otimizada para tirar o máximo proveito do sistema xDrive. Não se deixe enganar por essas mudanças, esses carros seguem a linha de sangue M altamente cobiçada e são definitivamente dignos de um lugar nesta lista.
6. McLaren 720S
O 720S foi projetado com modelos como o Lamborghini Huracan e o Ferrari 488 firmemente em sua mira, e enfrentar essas duas marcas gigantes não é uma tarefa fácil para a maioria. Felizmente para a McLaren, uma abundância de conhecimento tecnológico e pedigree de longa data do automobilismo ajudaram a transformar o 720S em um adversário temível.
A potência é abundante, com um V8 de 4.0 litros com dois turbo compressores de montagem central produzindo enormes 710bhp – ou 720cv, de onde o nome do carro vem. Isso o lançará de 0-62 mph em 2,9 segundos alarmantemente curtos, e em uma velocidade máxima igualmente surpreendente de 212 mph.
As coisas ficam ainda melhores nos cantos. A direção assistida eletro-hidráulica fornece bastante feedback satisfatório, enquanto uma seleção de modos de direção permite que o 720S seja facilmente otimizado para praticamente qualquer pedaço de asfalto para o qual você o apontar. Existe até um sistema de Controle de Desvio Variável que permite que você se divirta enquanto o Controle Eletrônico de Estabilidade trabalha para prevenir qualquer acidente infeliz (e provavelmente muito caro).
7. BMW M2 Competition
A história principal com o M2 Competition está sob o capô, onde você encontrará um balístico 404bhp 3.0 litros e seis cilindros turboalimentado. Este motor mudou drasticamente o caráter do carro – apesar dos dois turbos, o motor é responsivo e parece mais conectado ao seu pé direito do que outros carros M recentes, e essa sensação é reforçada por uma nota de escapamento de som mais natural.
Claro, não seria um carro M adequado sem um manuseio que o induzia a sorrir. O antigo M2 teve um desempenho brilhante, mas a carroceria do novo Competidor foi reforçada com fibra de carbono. A suspensão também foi reforçada. A viagem não é tão relaxada quanto a do Audi RS3 , mas dado o chassi responsivo e o desempenho incrível na torneira, é um pequeno preço a pagar. A aderência é ampla, mas desligue as ajudas eletrônicas e o M2 ficará feliz em ficar de lado.
8. Toyota GR Supra
O retorno do Toyota Supra foi polêmico. 17 anos após o tão amado Mk4 Supra encerrar a produção, a Toyota finalmente trouxe de volta o nome Supra. Embora a Internet possa ter ficado brevemente em alvoroço com a quantidade de informações que a BMW teve durante o desenvolvimento, ninguém pode negar que o novo Supra é um carro de motorista requintado.
O motor turbo de seis cilindros de 3.0 litros fornecido pela BMW produz saudáveis 335bhp e 500Nm de torque. Enquanto isso está muito longe dos 404bhp do BMW M2 Competition, o Supra se destaca no departamento de manuseio contra o Alpine A110 e o Porsche 718 Cayman. 0-62 mph é tratado em apenas 4,3 segundos.
O interior depende muito de peças BMW, mas isso traz vantagens em termos de qualidade e tecnologia de info entretenimento em comparação com os esforços recentes da própria Toyota.
9. Ford Mustang
Em termos de valor, o Ford está quilômetros à frente de seus rivais. O Mustang GT tem a mesma potência que o mais recente 911 Carrera S da Porsche – 444bhp.
Com R$ 530k, você obtém um V8 de 5,0 litros e um tempo de 0-62 mph de 4,3 segundos, com uma velocidade máxima limitada de 155 mph. Não é tão refinado, polido, bem construído ou composto como seus rivais mais caros, mas pouco pode diminuir sua riqueza de caráter. Os entusiastas certamente nunca se cansarão do ruído de seus escapamentos quádruplos.
Enquanto os muscle cars não são conhecidos por se sentirem em casa em uma estrada sinuosa, o mais recente Mustang enfrenta isso admiravelmente. Não é a última palavra em delicadeza, mas seu chassi recentemente revisado é mais controlado do que nunca, especialmente com amortecedores adaptáveis. A direção pesada, porém precisa, é boa, enquanto a caixa manual de seis velocidades é muito melhor em uso do que o automóvel ligeiramente letárgico de 10 velocidades. Os pontos de bônus vão para o Mustang por ser o único carro da lista com um modo ‘Drag’.
10. Nissan GT-R
Famoso por seu desempenho como isca de supercarros, o GT-R é uma proposta única no mercado de carros esportivos. A aceleração off-the-line é notável, assim como a velocidade total. Alimentado por um motor V6 twin-turbo de 3,8 litros com 562 cv e com uma série de sistemas de assistência ao condutor, é talvez o carro desportivo mais rápido e sem esforço à venda. Direção leve e rápida e um chassi dialed-in proporcionam grande agilidade, enquanto pneus largos e 4WD de raciocínio rápido se combinam para fornecer grandes reservas de aderência.
As iterações anteriores do GT-R foram criticadas por sua falta de refinamento, mas o carro mais recente se concentra mais no conforto. Mudanças mais suaves em baixa velocidade, amortecimento de som aprimorado e uma cabine mais luxuosa ajudam a aliviar o impacto sem diluir o caráter do GT-R. É mais utilizável todos os dias – mas ainda pode fazer 0-62 mph em 2,8 segundos.
carros esportivos: conselhos de compra
É senso comum, mas vale a pena ter uma boa ideia de suas necessidades antes de entrar em um showroom ou começar sua busca online. A maioria dos carros esportivos compromete a praticidade, e o espaço de carga limitado e espaço para duas pessoas podem não corresponder ao seu estilo de vida. Da mesma forma, máquinas de maior desempenho serão mais caras para operar, então há um equilíbrio a ser encontrado se você planeja usar seu carro esporte como seu único transporte.
No segmento mais barato do mercado, faz sentido decidir se você deseja ou não um conversível. Os soft-tops modernos são muito mais sofisticados do que nunca – com o teto para cima ou para baixo – mas em altas velocidades, um com um top de tecido mais barato será menos refinado do que o coupé equivalente. Mais uma vez, um acordo pode ser necessário se você quiser a opção de motorização “wind-in-the-hair”.
Depois de decidir sobre seus requisitos e orçamento, a próxima etapa sempre deve ser um test drive. Certifique-se de levar o carro por uma estrada sinuosa adequada e tenha uma ideia das respostas. Preste atenção à direção, câmbio, caixa de pedal, suspensão e seu desempenho nas marchas; é provável que você compre um carro esporte para se divertir, então certifique-se de que se sente capaz de se divertir. Verifique também se você se encaixa atrás do volante; muitos carros esportivos podem parecer um pouco apertados por dentro se você tiver mais de um metro e oitenta de altura.
O mercado de carros esportivos está repleto de emblemas de prestígio. Escolher um deles é uma boa ideia se você puder pagar, porque seus valores residuais serão relativamente altos. Só não se empolgue muito com opções caras.